4th World Forum on Intercultural Dialogue

Acabo de regressar do Azerbaijão onde participei como oradora no 4th World Forum on Intercultural DialogueAdvancing intercultural Dialogue; New Avenues for Human Security, Peace and Sustainable Development” (1) (2) que decorreu em Baku, de 4 a 6 de maio.

A minha intervenção centrou-se na Lei da Lei da Liberdade Religiosa “The Religious Liberty Act in Portugal – The Brain Gain Approach” e decorreu no âmbito do Painel organizado pelo State Committee on Religious Associations of the Republic of Azerbaijan, Baku International Multiculturalism Centre.

O Fórum, organizado pela UNESCO, para o Diálogo Intercultural revelou-se duma importância extrema, pois foram discutidos temas da maior relevância sempre com o enfoque na paz e no desenvolvimento sustentável.

Na manhã de sábado decorreu a Sessão onde intervim e onde contei com vários Colegas de diferentes países. Todos eles apresentaram os respetivos modelos de Liberdade Religiosa.

Tive a oportunidade de fazer o enquadramento histórico e legal da Lei da Liberdade Religiosa (3) e de demonstrar a evolução que esta matéria, tão relevante para a construção de sociedades tolerantes, tem tido em Portugal. Do ponto de vista do Nosso Modelo de organização do currículo escolar, expliquei qual o impacto que esta Lei tem na Escola (4) e nos respetivos Projetos Educativos.

A Educação e a Liberdade Religiosa foram os protagonistas deste Fórum. O papel dos Professores, bem como dos Líderes das diferentes Comunidades Religiosas, esteve no centro do debate.

Com oradores e participantes oriundos dos cinco cantos do mundo, a Diversidade e a Inclusão foram a palavra de ordem!

A UNESCO e o Azerbaijão estão de Parabéns pela organização deste Fórum!

O mundo vive, nas diferentes latitudes e longitudes, momentos muito complexos e são Fóruns como estes que nos dão a possibilidade de debater novas soluções para problemas que são transversais a todas as Sociedades e que urgem resolver!

(1) http://en.unesco.org/events/4th-world-forum-intercultural-dialogue
(2) http://bakuprocess.az
(3) Lei n.º 16/2001, de 22 de junho
(4) Desde o Ensino Básico ao Secundário