Empreender pela Qualidade

No passado mês de janeiro foi publicado o Índice de Qualidade de Vida na União Europeia - European Quality of Life Survey  (EQLS) [1]. Para a edição de 2016 foram entrevistados cidadãos de 33 países europeus. Os 28 Estados Membros foram inquiridos entre setembro de 2016 e fevereiro de 2017.  Na Albânia, Macedónia, Turquia, Montenegro e Sérvia, as entrevistas decorreram entre novembro de 2016 e março de 2017). No total, os inquéritos abrangeram cerca de 37 000 pessoas. É a quarta vez que se realiza este Índice. A primeira edição ocorreu em 2003, a segunda em 2007, seguindo-se a edição de 2011 que antecedeu a…
Empreender a internacionalizar

Empreender a internacionalizar

O poder que o empreendedor tem com as suas inovações e com as novas interações com o mercado faz com que a sua influência seja decisiva para se mudar a sociedade. Internacionalizar tem como consequência imediata provocar uma alteração na forma como interpretamos o mundo. Ao pesquisarmos o respetivo significado…

4th World Forum on Intercultural Dialogue

Acabo de regressar do Azerbaijão onde participei como oradora no 4th World Forum on Intercultural Dialogue – Advancing intercultural Dialogue; New Avenues for Human Security, Peace and Sustainable Development” (1) (2) que decorreu em Baku, de 4 a 6 de maio. A minha intervenção centrou-se na Lei da Lei da…

Warsaw Calling

Tive a oportunidade de explicar que em Portugal estamos a dar passos de gigante em direção à escola moderna. Armia Krajowa - Exército da Resistência Polaca durante a II Guerra Mundial - teve uma importância determinante na Batalha de Varsóvia de 1939, bem como, durante a ocupação nazi, e ocupa…
Nova Iorque

Nova Iorque – A riqueza da diversidade

O estado de Nova Iorque tem um conjunto muito significativo de instituições de ensino nos diferentes níveis e a principal preocupação é premiar projetos educativos ímpares e de excelência! No âmbito das minhas obrigações laborais, desloco-me aos Estados Unidos da América várias vezes ao ano e, sempre que o faço,…
Teresa Damásio - Link To Leaders

A CPLP – um antídoto para o deficit?

Ao longo dos últimos anos, habituámo-nos a ouvir falar da CPLP – Comunidade dos Países de Língua Portuguesa e a perceber que a mesma é geradora de amores e de ódios, e que são múltiplas as razões que levam os diferentes atores a falar da Comunidade. Se há uns que o…
Intervenção na 8ª Conferência Anual da AIRC

Intervenção na 8ª Conferência Anual da AIRC

Integrei a 8ª Conferência Anual da AIRC, em Miami, na Flórida, EUA, com uma intervenção acerca do recrutamento de estudantes internacionais em Portugal. Consulte o paper apresentado.
Uma portuguesa na Terra do Fogo

Uma portuguesa na Terra do Fogo

Nos dias 29 e 30 de setembro terá lugar em Baku, no Azerbaijão, o V BAKU INTERNATIONAL  HUMANITARIAN FORUM. A discussão faz-se através de Mesas Redondas em que todos, participantes, moderadores e público, têm a oportunidade de interagir e dar o seu contributo direto através do estabelecimento de diálogo com…
O Ederzito que há em todos nós!

O Ederzito que há em todos nós!

A Missão Olímpica Portuguesa ao Rio 2016 tem 92 atletas, foram apurados 94 atletas, mas viajam apenas 92, em dezasseis modalidades diferentes, com origem em 13 países distintos. Ao todo são 18 (cerca de um quinto) os nascidos em países tão distintos como Alemanha, Angola, Brasil, Bulgária, China, Congo, Costa…
16.º Aniversário da ULG – Universidade Lusófona da Guiné

16.º Aniversário da ULG – Universidade Lusófona da Guiné

Sua Excelência o Senhor Ministro da Educação, em representação do Senhor Primeiro Ministro, Suas Excelências as Altas Personalidades que nos honram com a sua presença no 16.º Aniversário da Universidade Lusófona da Guiné, Magnífico Reitor, Prof. Doutor Rui Jandí, Senhor Administrador Adjunto, Eng.º Luís Colaço, Senhor Secretário Geral da ULG,…

15.º ANIVERSÁRIO DA ULG – UNIVERSIDADE LUSÓFONA DA GUINÉ

Suas Excelências Altas Personalidades que nos honram com a sua presença no 15.º Aniversário da Universidade Lusófona da Guiné, Magnífico Reitor, Prof. Doutor Rui Jandí Senhor Administrador Adjunto, Eng.º Luís Colaço, Senhor Secretário Geral da ULG, Professor Doutor Joãozinho Vieira Có, Ilustres Responsáveis Académicos e da Administração, Senhoras Convidadas e…
Projecto Empreendedor na Guiné-Bissau

Projecto Empreendedor na Guiné-Bissau

No dia 17 de Novembro de 2003, dia da inauguração da Universidade Amílcar Cabral, a Direcção de Relações Internacionais, Estágios e Empreendedorismo (DRIE), lançou o Projecto Empreendedor na Universidade Lusófona em Lisboa, e incorporou o Empreendedorismo na Missão do Grupo Lusófona – promover o desenvolvimento económico, social e cultural dos…
Moçambique: O Empreendedorismo como vector da Educação

Moçambique: O Empreendedorismo como vector da Educação

O Projecto Educativo do Grupo Lusófona, desde a sua origem, está fundado no Princípio da Igualdade. Na Igualdade de Oportunidades, no Ensinamento de Regras de Convivência, no Estímulo à Competitividade, através do ensino e da formação que ministra. Estes pressupostos são aplicados em todas as Instituições do Grupo Lusófona, em…