Controlar o dinheiro, para que ele não nos controle

Teresa Damásio foi entrevistada pelo “Fórum Estudante”, a propósito do projeto Academia Financeira – uma parceria entre o ISG e o MobeyLab que visa educar estudantes do ensino secundário para a área financeira.

Entrevista ao Fórum Estudante

«Segundo a administradora do Instituto Superior de Gestão, Teresa Damásio, o interesse demonstrado pelas escolas secundárias em participar no projeto evidencia “a lacuna dos programas das Escolas Secundárias, no que diz respeito à literacia financeira”. Uma vertente que, recorda, foi identificada pela OCDE como “fundamental para o desenvolvimento estável da humanidade”.

Ainda que esta seja uma área muito relevante, ressalva Bárbara Barroso, “por vezes, não lhe é atribuída a devida importância”. Para a especialista, para além da ligação das finanças à Matemática acarretar alguma carga negativa, “o dinheiro ainda é um assunto tabu”. A inclusão desta vertente nos currículos escolares seria, acrescenta, “completamente transformadora”, com impacto, por exemplo, “no nível de sobre-endividamento das famílias”.

Esta é também uma questão, salienta Teresa Damásio, de “boa cidadania”. “É importante que os jovens não cometam os mesmos erros do passado”, destaca, concluindo: “esses erros tiveram um impacto muito grande na vida dos cidadãos”.»

Leia o artigo completo