Enterpreneuship is Beautiful

Na década de 60, do século XX, um conjunto de intelectuais e artistas afro-americanos criaram o movimento Black is Beautiful, que teve um profundo impacto no pensamento de milhões de pessoas no mundo. Encontramos referências a esse movimento na política, na cultura, na arte, no desporto e de forma transversal a toda a Sociedade Civil. Martin Luther King Jr., James Brown, Angela Davis, Malcolm X, o Partido Panteras Negras para Autodefesa, Fela Kuti, James Baldwin, Nina Simone e tantos outros iniciaram a luta com o racismo em geral e contra o KKK, na Carolina do Sul, em particular. Para além dos protestos e das manifestações…
“Temos de fazer uma mudança geracional e dar voz aos jovens”
“Temos de fazer uma mudança geracional e dar voz aos jovens”

A língua portuguesa e a diplomacia económica

Nos últimos tempos assistimos a dois momentos muito importantes de afirmação da língua portuguesa no mundo e do papel que lhe tem vindo a ser dado de alavanca da diplomacia económica da República Portuguesa. Em maio, tivemos a celebração, por parte das nossas embaixadas, da Semana da Língua e da…

Empreender pela Lealdade

Ao empreendedor reconhecem-se um conjunto de características acerca das quais temos aqui escrito em diferentes momentos[1] e que o tornam ímpar na forma como desenha e dá vida a ideias inovadoras e como consegue introduzir a criatividade e a ambição em tudo o que produz. Regra geral o empreendedor é…
Empreender no Sucesso

Empreender no Sucesso

Empreender no Sucesso é para muitos uma afirmação axiomática pois para a maioria das pessoas o sucesso é uma condição sine qua non do empreendedor. No arquétipo coletivo ter sucesso é ser popular, ter muito dinheiro e consequentemente possuir muitos bens materiais. Para a construção desta imagem muito tem contribuído…
Direitos Fundamentais

Educar para a tolerância

O legado de Martin Luther King Jr. pode ser transposto para múltiplas dimensões e vivido de forma diferenciada consoante a visão que tenhamos para o mundo e os meios que utilizemos para o mudar. Uma das formas mais poderosas de promover a transformação na sociedade é através da educação e…
Teresa Damásio

A educação e os dias de hoje

A atualidade oferece-nos desafios dificilmente sonhados há anos. Nem os mais visionários seriam capazes de entender aquilo que aguarda os estudantes dos dias de hoje. Quem aprende Direito sabe que a norma jurídica evolui ao ritmo da evolução da sociedade e que as respetivas previsão e estatuição têm de acolher…
Empreender na Militância para um Mundo Melhor

Empreender na Militância para um Mundo Melhor

O mundo precisa de todos. Sem o empenho e a dedicação de todos na construção dum mundo melhor não haverá futuro para a Humanidade. Há muitas formas de Servir. Há quem o faça através da política e há quem use a Educação, a Cultura e as Artes. Há, ainda, quem,…
Empreender

A educação e as emoções

É do conhecimento generalizado que Portugal tem um défice estrutural de doutores e que apesar de ter aumentado o número de doutorados o mesmo não teve reflexo no registo de patentes por parte das empresas portuguesas. Andreas Schleicher, diretor da OCDE(1), esteve em Portugal na passada sexta-feira e deixou sérias…
A cidadania e a educação

A qualificação dos portugueses e o trabalho digno

Ou seja, o desemprego juvenil atinge no nosso país um nível alto e desalinhado, ou não, com a reforma que se tem vindo a fazer no ensino nas últimas décadas. O INE publicou os números do desemprego em que foi atingida a percentagem mais baixa desde 2004(1). Tal dado deve…
Artigo de opinião na LuxWoman

Dolce far niente

Os famosos T.P.C. - trabalhos para casa - têm ocupado desde sempre as mochilas dos nossos filhos e os portefólio dos nossos professores. A partir do 25 de abril de 74 que o Sistema Educativo tem tido diferentes reformas, desde a avaliação de conhecimentos, com o consequente surgimento e posterior desaparecimento de exames, provas globais,…

A melhor educação é aquela que começa por nós

Diz a Declaração Universal dos Direitos Humanos que os pais têm o direito de escolha da educação para os seus filhos. Ora, isso pressupõe que os pais têm um modelo pedagógico de eleição e um conhecimento minucioso do sistema de ensino. Assim, podem preferir ter os seus educandos no sistema de home schooling pois consideram que esse…

O Empoderamento através da Moda

A moda mostrou que é possível a Mulher ter vida para além do seu papel de Mãe e de Esposa. A transposição da Mulher da esfera privada para a esfera pública e da esfera familiar para a esfera laboral trouxe à Mulher a conquista de um novo lugar no Mundo.…
Empreender

Empreender

O Ano Novo traz com ele o ímpeto para acreditarmos que a partir do 1 de janeiro tudo irá ser diferente e que todas as decisões irão finalmente ser tomadas. Anualmente repetimos as intenções com a mesma intensidade. A nossa vontade[1] permanece inalterável e leva-nos a querer atingir os objetivos…

Empreender no Desenvolvimento

Ao longo dos últimos setenta anos o mundo tem tentado encontrar, de forma sistemática e permanente, um caminho para o desenvolvimento sustentado em todos os países do mundo[1] . Fê-lo através da criação de agências especializadas[2], em várias áreas, e da promoção de Ideias que refletissem os Direitos plasmados na…
A Liderança nas Escolas

A Liderança nas Escolas

Nos dias 2 e 3 de novembro irá realizar-se em Lisboa, na Fundação Calouste Gulbenkian, o 1º Congresso das Escolas organizado pela AEEP – Associação dos Estabelecimentos de Ensino Particular e Cooperativo, ANESPO – Associação Nacional de Escolas Profissionais, pela ANDAEP - Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas…
Empreender a chefiar ou empreender a Liderar

O caráter disruptivo do Projeto da Autonomia e da Flexibilidade Curricular

A Educação em Portugal tem sido palco de grandes mudanças que tiveram a sua génese no Programa do XXI Governo Constitucional com o Projeto da Autonomia e da Flexibilidade Curricular[1][2]. A Educação tem sido uma das nossas preocupações[3] [4]pois acreditamos que o seu papel é vital para a consolidação da…
A cidadania e a educação

A cidadania e a educação

O papel da educação em geral e das instituições de ensino em particular tem sido muito discutido desde o final da Segunda Grande Guerra e várias têm sido as organizações e programas criados para o efeito. A Constituição da UNESCO(1), que foi assinada, pelos trinta e sete países fundadores, a…
À Mesa com Teresa Damásio

A promoção da igualdade e da justiça social através da escola

A Constituição da República Portuguesa consagra no Capítulo I do seu Título II os direitos, as liberdades e as garantias que vigoram em Portugal. Ao longo das últimas semanas temos sido confrontados com várias notícias a propósito do início do ano letivo, seja no ensino superior, seja no ensino não…
Teresa Damásio

A Escola Global – Empreender na Globalização

A Globalização está na ordem do dia e faz parte do nosso léxico há tanto tempo, que já nem nos lembramos que começámos a falar nela no final do século passado, o que, comparado com a metodologia encontrada por Fernand Braudel para medir a História, na sua obra “História das…
Teresa Damásio assume vice-presidência da APCD

A Autonomia e Flexibilidade Curricular e a Declaração de Bolonha

O ensino não superior vive por estes dias uma das maiores reformas de que há memória em Portugal. O projeto da Autonomia e Flexibilidade Curricular1 vem trazer às escolas portuguesas3, neste início de ano letivo, um conjunto de mudanças que visam melhorar as aprendizagens dos alunos e que deve merecer o…
Empreender no empoderamento

Empreender no empoderamento

Empoderar para reforçar as competências pessoais e sociais trará mais valias à Sociedade Contemporânea? Numa altura em que o debate se centra no papel que devemos dar às hard skills[i] e às soft skills[ii], é importante que percebamos que Empreender no Empoderamento[iii] é determinante para o Futuro na Nossa Casa Comum – o Planeta…

Empreender na mudança: o papel do ensino profissional no sistema educativo português

Nos passados dias 6 e 7, realizou-se em Oeiras o VII Congresso da ANESPO - Associação Nacional de Escolas Profissionais – sob o lema “A Educação e Formação no Contexto Nacional e Europeu”.   Dar uma visão de futuro e para o futuro do ensino profissional. O artigo 14º[i] da Carta Dos Direitos…

Empreender a chefiar ou empreender a Liderar

O exemplo do empreendedor[i] Quando iniciamos o nosso processo de aprendizagem, a escola tradicional representa para as alunas e para os alunos o local onde o professor é o chefe e dá as ordens acerca do que deve fazer para que atinja o sucesso escolar. O educador detém o papel…
Teresa Damásio, administradora do grupo Ensinus

Empreender na diversidade

Integrar as pessoas na sociedade civil. Aproximá-las da Polis[i]. Dotá-las das competências necessárias para se empreender a partir da diferença e nunca a partir daquilo que é igual. No início do século XXI, a UNESCO adotou a Declaração Universal da UNESCO sobre a Diversidade Cultural com uma premissa fundamental “a diversidade…
Teresa Damásio - Crescer a empreender

Crescer a empreender

Penso que já se perguntaram muitas vezes o que terão que fazer para serem empreendedores, bem como, se há escolas ou cursos que nos ensinem a empreender. Para responder a estas questões, há diferentes opiniões e milhares de livros publicados que expressam diversas opiniões. No entanto, todos são unânimes em…
Empreender a educar

Empreender a educar

Esta semana o ensino superior português mudou. Habituámo-nos a que a comunicação social nos transmita a ideia de que as Instituições de Ensino Portuguesas não são inovadoras, nem criativas e que “lá fora” é que as Universidades são Projetos Educativos de Excelência. Ao longo dos anos, apesar dos esforços notáveis…
Teresa Damásio - Link To Leaders

A arte de empreender

No passado dia 3, abriu ao público, no Museu Calouste Gulbenkian, a exposição “José de Almada Negreiros: Uma maneira de ser moderno”. Só nos primeiros três dias, houve 4586 pessoas a visitarem a mostra de um dos expoentes máximos do modernismo em Portugal. Um dos maiores artistas portugueses, Almada Negreiros…
O empreendedor simpático

O empreendedor simpático

  O empreendedorismo entrou no nosso léxico quotidiano há já algumas décadas e tornou-se usual falar de empreendedores que mudaram a história da humanidade com as suas inovações e com a criatividade que aplicaram aos respetivos negócios. Bill Gates, fundador da Microsoft e da Bill & Melinda Gates Foundation e Mark Zuckerberg,…

A autonomia na educação e a promoção do espírito empreendedor

Desde o início do século XXI que as portuguesas e os portugueses têm ouvido falar de empreendedorismo e das virtudes do espírito empreendedor. As universidades foram as primeiras a criar programas para promoção dos projectos dos respectivos estudantes. Para tal recorreram à colaboração com as entidades bancárias que desenharam linhas…
Teresa Damásio

We the People, By the People, For the People

Estamos em plena Reentré! Os Partidos Políticos anunciam novas medidas, sempre com o objetivo de satisfazer os seus eleitores e seduzir novos votantes. As organizações empresariais começam a planear novas atividades tendo sempre como fim último o bem-estar dos respetivos colaboradores a conquista de novos públicos e a diversificação da…

Giuliana Segrena

Apresento-vos hoje, alguns Factos, que me parecem ilustrativos da realidade da Mulher no nosso Projecto Educativo, no nosso País e no Mundo! São Factos da População Mundial Dizem-nos as Nações Unidas, no Statistics and indicators on women and men[1], de Dezembro de 2008, que a população mundial é de seis…

Conferência com a princesa Carla da Bulgária

S.A. Real Princesa de Panagyurishte, Carla da Bulgária, Celebra-se em todos os Estados Membros da União Europeia, de 6 a 14 de Maio, a Semana Europeia das PME 2009. O Grupo Lusófona, pioneiro no Empreendedorismo Universitário, em Portugal e nos Países Africanos de Língua Portuguesa, através das nossas Instituições de…

Discurso da Sessão de Abertura do Ano Académico de 2008/2009

Muito boa tarde, sejam todos bem vindos à Sessão de Abertura do Ano Académico de 2008/2009. Exmo. Senhor Presidente do Grupo Lusófona – Prof. Doutor Manuel de Almeida Damásio, Magnífico Reitor -  Senhor Professor Doutor Mário Moutinho, Sua Excelência Reverendíssima -  Dom Carlos Filipe Ximenes Belo, Senhor Embaixador da República…

Discurso no I Aniversário do Projecto Empreendedor

Festejamos hoje o I Aniversário do Projecto Empreendedor. Com um ano de idade, as crianças começam a dar os primeiros passos e a iniciar o processo de socialização, tal como o Projecto Empreendedor. Isso só é possível, devido ao interesse manifestado, desde o primeiro momento, pelo alunos e antigos alunos…