Empreender na Ciência e na Investigação

Empreender na Ciência e na Investigação é uma das condições para se aumentar o número de doutorados que cresceu em quase todos os países da União Europeia. Entre 2013 e 2016, de acordo com os dados do Eurostat em Portugal esse número subiu de 28.317 para os 33.423, em que 47.9% são mulheres.

A União Europeia, a OCDE e todos os Organismos Internacionais são unânimes em considerar que é essencial que haja mais mulheres nas STEM – science, technology, engineering and mathematics (i.e. na Ciência, na Tecnologia, na Engenharia e na Matemática).

Para isso, têm sido desenvolvidos, nas últimas décadas, vários Programas que visam promover o empoderamento das Mulheres nestas Áreas cientificas.

Em 1971, na reunião anual da Federação das Sociedades Americanas para Biologia Experimental, foi fundada a Association for Women in Science – AWIS, a Associação para Mulheres na Ciência.

A AWIS em muito tem contribuído para a difusão do trabalho das mulheres cientistas e para a consolidação do trabalho destas nas Universidades e no Mundo do Trabalho. Mas, muito particularmente, tem sido relevante para a criação e sustentação de uma Comunidade Colaborativa.

Para além das diferentes Sociedades Científicas, a existência de Prémios é, igualmente, determinante para celebrar o desenvolvimento das carreiras científicas.

As Medalhas de Honra L’Oréal Portugal para as Mulheres na Ciência 2019…

Continue a ler

Artigo publicado no Link To Leaders – 05/08/2019