NAFSA 2019 ANNUAL CONFERENCE & EXPO

Estive em Washington DC, nos EUA, a participar na NAFSA 2019 Annual Conference & Expo, o principal evento mundial de formação e networking para educadores e organizações internacionais ligadas à educação, que decorreu entre 27 e 31 de maio.

Este ano o tema escolhido foi “Global Leadership, Learning, and Change” (Liderança global, Aprendizagem e Mudança).

A NAFSA significa muito trabalho em prol do meu país e dos países onde temos Instituições de ensino. Significa, igualmente, trabalhar em prol da Paz e da Justiça!

Foram muitos os momentos importantes durante esta estadia, como a reunião que tive, juntamente com a delegação portuguesa, no Banco Mundial, tendo estado com Ousmane Diagana, Vice Presidente e Responsável de Ética do Banco. Na reunião marcaram presença o representante do Estado Português no Banco, o Professor Paulo Pedroso, um dos Vice Presidentes do Banco e o seu Diretor de Recursos Humanos. Neste encontro estiveram ainda presentes o Senhor Secretário de Estado da Ciência e do Ensino Superior, o Senhor Embaixador de Portugal nos Estados Unidos da América e a Delegação do AICEP. Foi um excelente momento em que foram debatidas formas de cooperação entre o Banco Mundial e as Instituições de Ensino Superior Portuguesas.

Reuni também com o Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID. Foi um orgulho poder participar no incremento das relações entre o meu país, a América Latina e o Caribe!

Recebi, entre outros queridos amigos e parceiros, a visita do Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Portugal, João Sobrinho Teixeira, e do Secretário de Estado da Internacionalização, Eurico Brilhante Dias.

Tratou-se de uma semana intensa, de muito trabalho, mas muito positiva para a internacionalização do ensino superior português.

Esta é, sem dúvida, uma das semanas mais importantes do ano!